sexta-feira, 11 de outubro de 2019

a primeira viagem com o fusca 1980

jamais vou me esquecer daquele sábado,isso foi no ano de 2017 no mês de março mais ou menos, ia deixar o meu fusca 1980, motor 1300 la no sitio de meu pai. onde se recuperaria do gasto da compra do mesmo, acordei bem cedo peguei o fusquinha e dei na chave na esperança de ouvir ele pegar, e... pegou.
-Ufa...
dei um tchau pra minha irmã e pro meu cunhado da época.
e saí no fusquinha nas ruas de Iguatu.
como era um sábado era dia de feira,e tava um movimento medonho, tinha uma moto no meio da rua, parei o fusca e desci e tirei a moto do caminho, pessoas me olharam feio, mas aquela moto estava obstruindo o transito e eu tinha pressa.
la ia eu andando pelas ruas da cidade. rumo a rodovia CE 282.
parei no posto BR do auto do Jucá. e coloquei 20 reais de gasolina.
 só um detalhe, não tinha tampa o tanque de combustível,era um saco que impedia o precioso liquido de evaporar ou vazar.
pronto, com o carro abastecido era só pegar a rodovia e dirigir uns trinta e poucos km ate o sitio são Romão-Orós. onde eu guardaria o carro, peguei a estrada e tudo estava indo bem, aquela batedeira era o sinal que o velho fusquinha estava precisando de atenção, o odômetro não marcava, porem eu ia me deslocando a uns 80 por hora, tudo estava indo muito bem, o carro andava bem e tinha um bom desempenho apesar da batedeira,passei o lixão da cidade e peguei uma reta enorme, botei o fusquinha pra andar mais rápido, como eu disse estava bom demais, logo logo eu precisaria ultrapassar uma f4000 da macavi. foi quando algo aconteceu.

um som nada agradável, um som extra por assim dizer, bem no meio daquela zona. e vinha do motor, parei rapidamente no pouco acostamento que tinha, e não desliguei o fusca, fui logo olhar o motor, porem tudo parecia estar normal. exceto por aquele som. 
desliguei o fusquinha no meio do nada, e quando dei o primeiro giro da chave... ligou.estava errado, o comutador de ignição já era.
tava passando corrente para o motor de arranque, eu sabia o que era, mas não sabia nessa época como ajeitar, afinal estava com meu fusca a apenas 24 horas...
pois bem desliguei o fusca e peguei meu celular, deixei a tampa do motor aberta para alguém com bom coração parar e me ajudar...mas parou alguém? NÃO.
liguei para a unica pessoa que podia me acalmar, minha esposa, na época era namorada.
ela pediu calma, liguei então para o meu cunhado, o mesmo foi ate la. mas não sabia ajeitar. então tranquei o velho guerreiro e voltei com meu cunhado de moto ate a cidade de Iguatu, peguei a minha moto e fui ate o mecânico seu chico, falei tudo o que aconteceu, mas ele não andava de moto, já com uma certa idade, se recusou a ir comigo, foi ai que o martins, mecânico de outra oficina se ofereceu a ir, e ele foi comigo na minha moto ate o fusquinha, chegando la constatou que o comutador já era, e pra mim sair dali e tirar o fusca do meio da estrada, ele botou o fusca pra pegar na ligação direta. fui com o mecânico ate o sitio carnaúba, e deixei o fusca la. voltei para o Iguatu.
pois bem deixei o mecânico na oficina e paguei os serviços, fui p casa e chamei meu cunhado para ir comigo ate o sitio deixar o fusca. ai finalmente deu certo, cheguei de boas no sitio onde o fusca passaria ums meses aguardando a sua reforma.
e essa foi a primeira viagem com o fusquinha, sofrida mas cheia de emoção.

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