domingo, 10 de novembro de 2019

AFINAL, VALE A PENA COMPRAR UM FUSCA PRA USAR DIARIAMENTE?

A resposta para essa resposta é bastante obvia, e sem rodeios vou dizer que sim.
agora dependendo de onde você more, você pode ter problemas. em algumas regiões do nosso enorme país, o índice de roubos de carros antigos assusta demais, então obviamente você terá de investir um pouco mais em dispositivos de segurança no fusquinha.
mas isso não é problema, já que nessas regiões os bandidos roubam tudo. então todo carro tem que estar devidamente protegido.
o fusca é um carro projetado pra rodar com o minimo de manutenção, mas um detalhe, tem que ter manutenção se você quiser ter um carro confiável em suas mãos. e por favor não me venha falar em arame, isso é gambiarra e não manutenção.
por essa fama de carro forte vemos fusquinhas guerreiros rodando no dia a dia, os rats naturais cheios de marcas do tempo, o que não desvaloriza esses carros de forma alguma.
na foto acima um fusquinha levando seus donos na igreja. como veem um fusquinha judiado, mas um carro que roda sempre.

Mas ai vão me perguntar sobre o consumo da maquina...
é complicado falar em consumo. porque tem x possibilidades pra ter um consumo y.
tudo influencia, se você tem um pé pesado, se o seu motor é um 1300 ou um 1500,1600. calibragem de pneus, motor regulado, carburador limpo, uma queima perfeita (cabos de velas e velas em bom estado,alem de tampa do distribuidor e rotor e bobina), gasolina de qualidade e de preferencia aditivada, sim aditivada, falo isso pois no meu fusca com aditivada melhorou uns 20% só com o uso de gasolina boa e aditivada, comum só se precisar mesmo.
mas e aí qual a média? na cidade com meu fusca 1600 eu consigo médias de 8 KM/L só lembrando que tenho um pé pesado, quando meu fusca tinha um 1300 eu só conseguia uns 6 KM/L
mas o transito na minha cidade é pequeno, já que é de interior. então caso você more numa metrópole o consumo vai ser outro.
alem do mais numa metrópole o seu problema pode ser outro, se você mora num lugar frio beleza, mas se mora num lugar muito quente o fusquinha pode esquentar demais e parar. isso porque com o transito parado o motor não refrigera muito bem.
mas isso depende muito de como você guia seu carro.
e na estrada qual o consumo?
depende também, todas aquelas variáveis que já citei.
na estrada eu consigo a media de 12 KM/L
dirigindo a 80 KM/H, se você quiser dirigir acima de 100 KM/H o fusquinha anda de boas, mas se prepara que forma um funil no tanque e da até pra ver o ponteiro da gasolina baixando. ''zoeira'' mais aumenta relativamente o consumo de fato.



fusquinhas de uso diário sem frescura nenhuma.

mas a média é por ai mesmo pessoal 12 ou 13 KM/L na estrada com um 1600.
o 1300 sofre um pouco mais em ladeiras, mas nada que comprometa o consumo e a dirigibilidade.
 Já no quesito capacidade de carga...bem o fusca tem o chiqueirinho e o porta malas na frente (que é pequeno) se você por um som e tapar o chiqueirinho, fica mais complicado de levar alguma coisa, já que na frente não é muito espaçoso, na verdade eu uso mais o chiqueirinho como porta malas do que o próprio porta malas.
 esse fusquinha branco é um foguetinho com um motor 1600, com um escape 4X1 tem um ronco alto e chama atenção por onde passa.
 andar de fusca rebaixado pode?
dependendo do lugar do país você pode ter problemas, a policia pode implicar, tem lugares que eles nem ligam, mais aí depende. já no quesito conforto...se você não se importa em andar pulando...porque o conforto vai ser como andar numa carroça. além do mais estamos no Brasil né. ruas esburacadas e lombadas enormes, podem danificar seu carro, e se você ama ele não faça isso.
alem dos caras de SUV's buzinando pra você sair da frente. já que vai estar devagar passando na buraqueira, e quando eu digo devagar quero dizer se arrastando...literalmente.
mais um lindo fusquinha na atividade.

pra não esquecer, já que você esta pensando em ter um fusquinha como seu companheiro diário, eu sugiro que de uma estudada na mecânica, básica, e compre ferramentas básicas também. 
ter um fusca e não ter nenhuma ferramenta é meio que pedir pra ficar na rua. as vezes o fusca tem umas birras, e com um alicate você da um jeito.
fusquinha com pneu furado, manutenção rápida e fácil.

ter um pouco de conhecimento técnico pra diagnosticar possíveis panes no fusquinha, é fundamental para uma boa convivência com o besouro, eles são sentimentais, e as vezes só querem atenção, alem do mais é bom ter um pouco de conhecimento pois mecânicos bons de fuscas estão ficando escassos.
mas antes mesmo de comprar o fusca é legal visitar oficinas que mexam em fusquinhas pra você ver o dia a dia. eu fiz assim. 
hoje tenho uma amizade enorme com o mecânico que mexe no meu fusca.porque antes mesmo de ter um fusca eu já enchia o saco na oficina.
enfim já escrevi demais, como já respondi na primeira frase, vale a pena comprar um fusca, compre cuide dele e seja feliz, pois fusca é amor.






créditos de texto e imagens-Leandro porfírio























Nenhum comentário:

Postar um comentário